6.21.2007

The times they are a-changin' (Cuba)

Veja-se o país da América Latina e Caribe que mais cresceu em 2005 e 2006.
(clique na imagem para aumentar)



e ainda ...



O recém-criado Conselho dos Direitos Humanos da ONU retirou Cuba e (outros países) da lista de países onde os direitos humanos devem estar debaixo de forte escrutínio. (www.rr.pt)

KN

3 Comments:

Blogger postquesequer said...

Quer isto dizer portanto que em 2004 constatou a tal CEPAL que Cuba cresceu 1 ponto percentual a menos do que aquilo que o centro de sondagens lá do sítio indicou. Sendo que tais dados não são totalmente matemáticos é provável que a se mantenha a mesma lógica de crescimento, é isso?!

No entanto gostaria mesmo de realçar é a evolução negativa da (dita) República Bolivariana da Venezuela.

Grande Chavéz, conseguiu aproximar a taxa de variação do PIB do seu país ao do resto da América Latina.

Outra dúvida que me surge é se para o lugar deixado vago por Cuba na lista de países onde os direitos humanos devem estar debaixo de forte escrutínio não entrará a própria Venezuela de Chavéz!

Evoluções...

ACR

12:16 PM  
Blogger postquesequer said...

Caro Artur,

A CEPAL é a agência da ONU para a análise económica e estatística da América Latina e Caribe.

As contas de 2004 de Cuba foram efectivamente corrigidas. Deve-se essencialmente à não convertibilidade da moeda nacional (peso) em relação ao dólar. Cuba usa a paridade de moeda, por isso a correcção (inferior a 1%, já agora) vale o que vale. Aliás em matéria de números errados eu até conheço um país muito, muito perto daqui (mesmo, mesmo perto) que leva a palma de ouro nas aldrabices das suas contas ....

Curioso é todos os outros países serem tão certinhos nas suas contas, bem ao estilo Latino-Americano ...

Quanto à República Bolivariana da Venezuela , concerteza trocaste a linha que leste. Foi o 1º em 2005, o 2º em 2006 e perspectiva-se (sem correcção da CEPAL) novamente o segundo, ex-aequo em 2007. Para um país em permanente convulsão social, e se comparado com TODOS os outros países da América Latina e Caribe, não tá mal, digo eu ...

Agora baixar de um crescimento do PIB de quase de 18% num ano para 9/10% nos seguintes (ou seja, depois de já ter crescido 18%, ainda cresce acima disso mais 9 e depois mais 10% ao ano em cima dos 18 e dos 9)- ou seja, mais de 41% em três anos! é realmente fraco.

Sacana do Chavez! Crescer o dobro de todos os outros países! (Claro que com o efeito do petróleo, mas o México também o tem e vê as taxas de crescimento dos dois países...)

Logo, Chavez não aproximou nada as taxas, simplesmente rebentou com todos os outros países, à excepção de Cuba.

Agora que não deixa de ser curioso que seja Cuba e a Venezuela os países que mais crescem em toda a América Latina, ai isso não deixa ...

Quanto ao lugar vago, concerteza a Venezuela é candidata. Mas não embarquemos em politicamente correctos. A América Latina ( a não socialista) está cheia de países cujos canais de televisão são pertença das oligarquias do Regime - tal como ficou agora na Venezuela - e ninguém se incomoda.

A chatice é que a da Venezuela também pertencia à antiga oligarquia, mas deu-se mal.

Evoluções ...

KN

9:57 PM  
Blogger postquesequer said...

Caro KN

É correcto o que apontas quanto ao facto de a Venezuela ser dos países da América Latina com melhores resultados em termos taxas anuais de variação do PIB. É verdade também que se trata de um país que vem registando crescimento desse mesmo indicador ano após ano! Verdade é ainda que se trata do maior produtor petrolífero da mesma região (não o afirmaste desta forma, embora esta seja a realidade).

Constato contudo que apesar do crescimento (certo que também o farás) houve um nítido abrandamento na evolução da economia venezuelana. Chavez cresce o dobro dos outros digamos que à pala dos valores de 2004. No entanto hás de convir que um 2005 e um 2006 ao nível da República Dominicana não é um resultado por aí além... tendo em conta a dimensão dos dois países.

Quanto a politicamente correctos não será necessário deixar de o ser até porque não o fomos! A América Latina é um viveiro de políticos corruptos e populistas (também conheço esse tal país aqui bem próximo..., tão próximo, tão próximo que até assusta).

Chavéz é só mais um..., que entretanto se prejudicou por ter precisamente abandonado a tal oligarquia. No meio disso tudo até admito que seja um socialista (coisa que considero pouco relevante). Agora que aquilo é tudo menos Bolivariano, isso, meu amigo, terás de o admitir, pois não acredito que o mesmo fosse socialista..., mas democrata..., isso foi de certeza!

7:25 PM  

Post a Comment

<< Home