6.12.2007

Portugal Radical ...

O famoso estudo do Van Zeller (que não da CIP, porque será?) apareceu.

1 - Criticando (justamente) o facto de não se ter feito um estudo comparativo entre várias propostas entre as margens Norte e Sul do Tejo, levou a cabo um estudo analisando, ao que parece, seis propostas ... todas na margem Sul. Se isto não fosse trágico, seria cómico.

(já tou a ver o Eh Pá Catroga a dizer "eh pá, eu disse ao Van que o melhor era ele ter feito isso. Eh pá, não é perder tempo, é ganhar. Eu até sou economista e tenho tempo livre e até sou amigo do Cavaco. Por mim, escolhia-se um sábios (sabes muito, sabes ...) e tem de ser fazer um estudo comparativo, eh pá!)

2 - Ao invés de, como Presidente da CIP, analisar primeiro o modelo de Aeroporto que precísamos, o seu efeito económico indutor, a criação de centros de competência, a questão logística, e aí decidir na relação custo-benefício, escolhe primeiro a localização .... depois troca-se a localização dos concelhos da AML, as pessoas, as casas e as fábricas, para que a coisa funcione...

3 - Criticando esses tais interesses ocultos (que obviamente existem em qualqer das localizações) na obsessão da Ota, permite-se dizer que "Ninguém nunca saberá quanto custou ou quem o pagou". É tão bonita a lisura de processos ... para os outros.

4 - Parece que este aeroporto em Alcochete (Aeroporto Internacional de Alcochete??? Foda-se!!) vai ser muito mais barato. Não se tem de pagar os terrenos, ao que parece. Diz o Van que isto permite uma poupança de 3.000 Milhões de Euros. Epá, é problema meu, ou para a Ota estimava-se um custo de 3.100 Milhões de Euros. Afinal esta merda toda para o aeroporto custar 100 Milhões de Euros? Isso é menos que o Estádio do Sporbem e até o BCP fazia mais umas penhoras... Diz ele que os custos da Ota estão por baixo. OK. Conhecendo Portugal, os de Alcochete estão sobreavaliados, de certeza.

5 - Ocupando-se os 7500 hectares do campo de tiro de Alcochete (praticamente a mesma área do Concelho de Lisboa, já agora), presume-se que seja necessário arranjar outra área (convém que seja do Estado - para não se ceder a especulações imobiliárias, não é Van? ) para o novo campo de tiro. Opções apresentadas: Nada, rigorosamente zero. Querem ver que ainda vamos comprar os terrenos da Ota para lá andarmos a brincar ao paintball?

6 - O Van, como não decide um palito (nem quer, nem sabe), acha que agora o Governo (LNEC) vai decidir se Alcochete é melhor que a Ota... ou seja, volta tudo às mãos dos mesmos. A ideia não era apresentar uma alternativa, suportada científicamente superior à Ota e inquestionavelmente melhor?

7 - O tal senhor criou um novo paradigma e inovou a teoria técnico-científica-económica e mais o camandro. Pela primeira vez no Mundo, analisou-se a localização de um aeroporto em três meses! Epá, isto é que é eficiência! E a equipa nem era muito grande, afinal só foram precisos 15 técnicos e 1 borrego (para a parte ambiental, compreende-se...)!

Este Van faz jus ao nome. Faz lembrar aqueles carrinhos (os Van) que não são bem um carro, porque só levam duas pessoas. Também não são bem uma coisa de mercadorias, porque tem uma bagageira relativamente pequena. São assim uma espécie (espero não ser acusado de plágio ...) de tudo e de nada ao mesmo tempo.

Tal como o senhor.

KN

1 Comments:

Blogger postquesequer said...

As carrinhas Van levam pelo menos três pessoas, um condutor e dois penduras! Vamos ser mais exactos por favor!

ACR

1:37 PM  

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