9.07.2006

Uma questão de nome

Walt Disney, nascido em Chicago em 1901, criador do Rato Mickey é também pai de uma série de outras personagens de banda desenhada cuja fórmula passa pela utilização de animais (na sua grande maioria domésticos) para criar e desenvolver uma sociedade fictícia, sediada sobretudo nessa metrópole que é Patapólis.

Contudo, a esta regra não deixam de estar associadas algumas excepções, tais como os irmãos Metralha (eles próprios, humanos), a Mancha Negra (que como o próprio nome indica, não passa de uma mancha) ou Pluto (cão). Efectivamente, Pluto é tão animal como Patinhas, e tão doméstico como Gastão, mas ao contrário de Horácio, Peninha, Gansolino, Claribela ou Margarida, Pluto não passa de uma mascote do Rato Mickey. Note-se mesmo que o melhor amigo do afamado rato é um cão de seu nome Goofy (Pateta, em português), tal como o animal que o mesmo rato escolhe para lhe fazer companhia não é um peixinho dourado, mas... outro cão! Pluto é diferente de Pateta precisamente porque de todas as personagens do universo Disney é a única a quem lhe falta uma dimensão antropomórfica.

Pluto é um cão e não passa dessa sua condição, nenhuma característica humana, nada mais do que a mera possibilidade de ser... cão! Convenhamos que isso não é muito. Ser simplesmente cão, num universo em que quem cuida de nós é um rato, cujo melhor amigo é o tal cão-pateta, numa cidade onde a grande maioria dos habitantes são patos, não faz de nós grande coisa!

Recentemente a União Astronómica Internacional decidiu despromover Plutão da sua condição de planeta, passando a designá-lo como planeta-anão ou objecto transneptuniano. Planeta-anão...?! Objecto transneptuniano?! Vejamos, transneptuniano é tudo o que está para além de Neptuno, que pode ir desde planetas, cometas, poeiras, estrelas, até ao bidé mais normal. Tanto quanto sei, para lá de Neptuno pode estar qualquer coisa! Considero tratar-se de uma despromoção bem superior àquela que o Gil Vicente Futebol Clube enfrenta.

Contudo, qual a afinidade entre Pluto e Plutão, que servirá como elo de ligação para fundamentar este discorrer? Bom, Plutão em inglês é Pluto e tal como o cão da Disney, Plutão é igual a todos os outros, mas menor. Plutão é diminuido, menos importante, descriminado..., anão. Com o mesmo nome que aquela inferior personagem, adivinhava-se o futuro do planeta!

Sim! Podem afirma-lo com alguma propriedade, que o elemento de conexão é suficientemente estúpido, mas pensem em duas coisas: Primeiro na quantidade de linhas que este texto ocupou. Segundo, que outras teorias bem mais elaboradas como por exemplo aquela que versa sobre a inexistência de habitantes com vida na Islândia (ver post de 27.08.2006) são desmaterializadas com um simples aterrar de um avião em qualquer lugar...

ACR

0 Comments:

Post a Comment

<< Home