8.14.2006

Assunção

Gosto de Feriados!
Gosto tanto de feriados, que fiquei chocado com a leviandade com que foi tratada a questão aquando da discussão que antecedeu a aprovação do Código do Trabalho. Ver a anunciada redução do número de feriados oficiais em Portugal funcionar como bode expiatório, como panaceia para todos os males, como inevitabilidade da evolução e do progresso, só porque o resto dos parolos dos outros povos europeus têm menos feriados que nós. Que burros! Doeu-me ainda mais vê-los como proposta para inglês ver, constatar que no momento indicado seria uma proposta para deixar cair aos pés dos astutos sindicalistas que bradaram a sua conquista quando diante dos seus olhos as propostas realmente importantes passavam sem sequer serem discutidas... tudo isto porquê? Porque tal como eu, o povo português gosta bastante de um bom feriado!

De entre os internacionais, nacionais e religiosos, Portugal tem 13 feriados obrigatórios, estabelecidos por lei, acrescendo a estes os feriados municipais e a Terça Feira de Carnaval. Todos são bons, religiosos ou laicos, nacionais, internacionais ou locais, todos têm a sua função, todos têm um sabor especial! Gosto de todos, como se de meus filhos se tratassem. Contudo, de todos os feriados há um que sempre me intrigou: o 15 de Agosto. Porque é que 15 de Agosto é feriado, é uma daquelas questões que acompanhou toda a minha juventude e toda a minha vida académica. Porquê?! Que desperdício, pensava! P’ra quê um feriado em plenas férias?! Servirá para alguma coisa? Não! Desperdício...!

No dia 1 de Setembro de 2005 iniciou-se a minha vida profissional. A dúvida mantinha-se. Porquê um feriado em pleno Agosto? A quem servirá? Manteve-se, embora sem que eu me tenha debruçado muito sobre ela, pelo menos até ao momento em que a terra se encontra prestes a terminar a sua habitual voltinha em torno do sol... até ao momento em que finalmente senti na pele a diferença entre as férias de um trabalhador e as de um estudante. Posso hoje afirmar que levei mais de um quarto de século para entender o feriado de 15 de Agosto... mas entendi... Abençoado feriado de 15 de Agosto!

A curiosidade levou-me mais além. Feriado porquê?! Celebrando o quê? Constatei que é mesmo abençoado. Dia 15 de Agosto é o dia de Assunção de Maria, uma solenidade da Igreja Católica, que consiste na elevação de Maria, mãe de Deus, no final da sua vida terrena, em corpo e alma à glória celestial, para eternamente ficar junto de Deus. Um dogma proclamado pelo Papa Pio XII em 1950.
Bonito...!

Amanhã é Agosto!
Amanhã é terça-feira!
Amanhã é feriado!
Amanhã não vou trabalhar!
Abençoada Maria, abençoada Assunção, abençoado feriado.

Amanhã, vou para a praia, yupiii!

PS - Curiosamente, ou não, o dia da Assunção é também dia da mãe nos Estados Unidos. Também a título de curiosidade mencione-se que a capital do Paraguai (Assunción) assim se chama por ter sido fundada no dia 15 de Agosto de 1537. As coisas que um gajo aprende!

ACR

0 Comments:

Post a Comment

<< Home