5.13.2008

Fátima

São agora duas da manhã. Começou, há 10 minutos, a transmissão no Canal 1 da RTP das cerimónias de Fátima.

Portugal é, para desgosto de alguns e desconforto de muitos mais, um país católico. Nenhum acontecimento acolhe, em simultâneo, tanta gente como Fátima.

O canal público, de todos os contribuintes, dizem (mas seguramente pago por todos, incluíndo a maioria que se diz católica), transmite agora e em diferido, as cerimónias de Fátima.

E que acontecimento tão relevante levou à transmissão em diferido, às 2 da manhã, de algo que junta tanta gente e representa, para o bem e para o mal, muita da alma Portuguesa?

Pois foi um programa com Valentim Loureiro, Guilherme Aguiar, Dias da Cunha e Cunha Leal, entre outros, para falarem (presume-se que como especialistas) da corrupção no futebol.

Entretanto, no Canal 2, dá um espectáculo de boxe amador ...

E obviamente que tal não é inocente.

A voz da igreja que, a par com os sindicatos e meia dúzia de políticos descomprometidos, não se verga perante a luxúria e a soberba das grandes obras faraónicas, dos tais "desígnios nacionais" e "vias da modernidade", mas que percebe no dia a dia, as angústias e problemas do desemprego, de situações de fome e do descalabro social e as denuncia, não passam em claro a meia dúzia de jacobinos no poder e outros tantos lacaios colocados a expensas de todos nós, ridiculamente travestidos em Afonsos Costas modernos ... mas igualmente incompetentes e ridiculamente vazios de substância

KN