8.29.2006

Associações

A participação de Tiago Monteiro na F1 faz-me lembrar aquela música do Bob Dylan



Stuck in a Midland with you



LM

8.27.2006

E esta hem?

Ter-se-á teorizado, com ébria eloquência e delirante clarividência que a Islândia estaria desabitada.
Sejamos honestos, há quanto tempo não se ouvem notícias desse longínquo país?

No entanto, num destes dias de agosto uma notícia vem deitar por terra uma teoria infalível.

Um avião britânico a caminho de Denver fez uma aterragem de emergência num aeroporto islandês.

Assim sendo, parece que não só a Islândia é habitada como existem islandeses peritos em aeronautica...

LM

8.21.2006

Ponto da situação



Já passaram quase 30 minutos sem que Rui Santos tenha dito baboseiras



LM

8.20.2006

A geração ''baby boom''

faz compras no Colombo, pela manhã...



LM

8.16.2006

Herói ou Vilão ?

Fidel Castro celebrou esta semana 80 anos de idade. Embora debilitado pela intervenção cirúrgica a que foi sujeito, corre o risco de se transformar, após a sua morte, num ícone, tal qual o seu companheiro da Sierra Maestra, Che. O que pensar deste homem, advogado, combatente feroz da ditadura de Fulgêncio Batista? Castro é o herói da revolução, que embarcou mais de 80 homens num barco com capacidade para 8 e levou a sua revolução até Havana, que dotou Cuba de índices de literacia e cuidados de saúde superiores aos Norte Americanos, por exemplo, dum país onde 2 em cada 1000 habitantes estão ligados à investigação, do país que desenvolveu a prática desportiva e cultural a níveis impensáveis, para a sua dimensão ( De 192 atletas cubanos presentes em Barcelona, 172 figuraram entre os oito primeiros do mundo), do desenvolvimento médico e científico (formação de médicos, novas técnicas e vacinas desenvolvidas por Cuba), apesar do doloroso embargo Americano ou é, ao invés, o ditador inflexível, que nas prisões ou no "al paredon" liquida os seus adversários, silencia os media, cria os comités de defesa da revolução, qual kgb omnipresente, degradou a economia da ilha com a aposta na monocultura (cana) e só agora viu as virtudes do turismo, que paradoxalmente, com os euros e os dólares, arrasta a prostituição para as ruas de havana, qual bordel, contra o que clamava nos anos 50, o jovem advogado e revolucionário Fidel. Será que a história o absolvirá, como disse no seu julgamento?

KN

8.14.2006

Assunção

Gosto de Feriados!
Gosto tanto de feriados, que fiquei chocado com a leviandade com que foi tratada a questão aquando da discussão que antecedeu a aprovação do Código do Trabalho. Ver a anunciada redução do número de feriados oficiais em Portugal funcionar como bode expiatório, como panaceia para todos os males, como inevitabilidade da evolução e do progresso, só porque o resto dos parolos dos outros povos europeus têm menos feriados que nós. Que burros! Doeu-me ainda mais vê-los como proposta para inglês ver, constatar que no momento indicado seria uma proposta para deixar cair aos pés dos astutos sindicalistas que bradaram a sua conquista quando diante dos seus olhos as propostas realmente importantes passavam sem sequer serem discutidas... tudo isto porquê? Porque tal como eu, o povo português gosta bastante de um bom feriado!

De entre os internacionais, nacionais e religiosos, Portugal tem 13 feriados obrigatórios, estabelecidos por lei, acrescendo a estes os feriados municipais e a Terça Feira de Carnaval. Todos são bons, religiosos ou laicos, nacionais, internacionais ou locais, todos têm a sua função, todos têm um sabor especial! Gosto de todos, como se de meus filhos se tratassem. Contudo, de todos os feriados há um que sempre me intrigou: o 15 de Agosto. Porque é que 15 de Agosto é feriado, é uma daquelas questões que acompanhou toda a minha juventude e toda a minha vida académica. Porquê?! Que desperdício, pensava! P’ra quê um feriado em plenas férias?! Servirá para alguma coisa? Não! Desperdício...!

No dia 1 de Setembro de 2005 iniciou-se a minha vida profissional. A dúvida mantinha-se. Porquê um feriado em pleno Agosto? A quem servirá? Manteve-se, embora sem que eu me tenha debruçado muito sobre ela, pelo menos até ao momento em que a terra se encontra prestes a terminar a sua habitual voltinha em torno do sol... até ao momento em que finalmente senti na pele a diferença entre as férias de um trabalhador e as de um estudante. Posso hoje afirmar que levei mais de um quarto de século para entender o feriado de 15 de Agosto... mas entendi... Abençoado feriado de 15 de Agosto!

A curiosidade levou-me mais além. Feriado porquê?! Celebrando o quê? Constatei que é mesmo abençoado. Dia 15 de Agosto é o dia de Assunção de Maria, uma solenidade da Igreja Católica, que consiste na elevação de Maria, mãe de Deus, no final da sua vida terrena, em corpo e alma à glória celestial, para eternamente ficar junto de Deus. Um dogma proclamado pelo Papa Pio XII em 1950.
Bonito...!

Amanhã é Agosto!
Amanhã é terça-feira!
Amanhã é feriado!
Amanhã não vou trabalhar!
Abençoada Maria, abençoada Assunção, abençoado feriado.

Amanhã, vou para a praia, yupiii!

PS - Curiosamente, ou não, o dia da Assunção é também dia da mãe nos Estados Unidos. Também a título de curiosidade mencione-se que a capital do Paraguai (Assunción) assim se chama por ter sido fundada no dia 15 de Agosto de 1537. As coisas que um gajo aprende!

ACR

8.11.2006

Jukebox

É bom passar uma tarde em Itapoã


Xiiiii... que décalage!

Gosto de pessoas exóticas, excêntricas, lunáticas, daquelas das quais nos afastam quando somos garotos.
Gosto, por exemplo do Gabriel Alves, esse mito estereofónico dos anos 90.

Relegada que está a lenda para a RTP memória, como um qualquer chulo de segunda ordem, encontrei no José Milhazes o exotismo no jornalismo.

Lede aqui, a excêntrica iniquidade.

LM

Ah... agora já percebi!

Estava ontem a passar os olhos pelas iniquidades que se produzem aqui na coluna da direita, procurando entender melhor o porquê do súbito abandono de Adriaanse do comando técnico do Futebol Clube do Porto (post que sai em jeito de comentário desportivo, tem de levar com este tipo de expressões!).

Não deu de jantar ao Pedro Emanuel...?!? Não me parece, afinal o luso-angolano é crescidinho para se desenrascar e comer sozinho! Não quiseram jantar com ele?!? Não me cheira, depois de Leo Lima acredito que nenhum jogador do FêCêPê fosse capaz de enfrentar o holandês. Naaaaa! Exclamaria o caro leitor. Sim! Ripostaria eu. Basta lembrarmo-nos de como Adriaanse enriqueceu a fileira de arruaceiros/caceteiros/batoteiros/azeiteiros e outras tretas terminadas em eiros que actualmente pulula no balneário do Standard Liege.

O que teria sido...? Cansei-me de pensar nisso, mudei para o iníquo Público e eis que me deparo com a novidade...

Pois claro! Exclamei! É isso...! O FC Porto encontrou alguém melhor. Eu não o conheço, nunca ouvi falar nele, na sua carreira desportiva, os clubes por onde passou, que jogadores treinou, que títulos venceu... Mas para que o próprio treinador do Porto tenha cedido o seu lugar assim tão prontamente, é porque é bom de certeza!

A manchete, essa limitava-se a anunciar:


Mick Jagger no Porto!

ACR

8.09.2006

Iníquo

Iníquo, adj, contrário à equidade; injusto; mau; perverso.

8.08.2006

De Amarelo!

A formação da Madeinox, apoiada pelo Blog que se quer, arrebatou a camisola amarela na etapa de hoje da Volta a Portugal em bicicleta.

O heroi a aplaudir chama-se Lizuarte Martins.

Os nossos parabéns.

LM

Os pontos nos ii

Décalage, s. m. tiragem do calço, descalçadura; deslocação; deslocamento.

Agora que todos sabemos o significado da palavra vamos ver se começamos a utilizá-la no seu sentido correcto.
Expressões como: ''Estás em décalage''; ''Que grande décalage''; ''Décalage-me'' embora não sejam um erro, não traduzem a utilização correcta da Língua Portuguesa.
Posto isto, fazemos votos para que os posts que se seguem não sejam iníquos.

LM